segunda-feira, 5 de junho de 2017

A incrível capacidade da direita brasileira de se auto enganar

Em 26 de setembro de 2016 a consultoria Amcham Brasil publicava pesquisa dando conta que “para 61% das empresas, o pós-impeachment representará retomada dos investimentos já no curto prazo”.
Bem antes, em 26 de março do ano passado,  o Diretor da rede de Lojas Riachuelo Flávio Rocha também derramava otimismo diante da perspectiva da deposição da Presidenta Dilma: em entrevista ao Portal Terra ele previu que “sem Dilma, retomada dos investimentos seria instantânea.” Rocha até exemplificou com a Argentina: “não precisou de dez dias para a criação de um círculo virtuoso”.
Não creio que seja má fé, nem intenção de enganar ninguém. Por aqui, na nossa região, não é diferente. O catecismo neoliberal tem muitos seguidores. Inclusive entre aqueles que foram beneficiados com a distribuição de renda e expansão do consumo interno nos governos petistas.
Isso tudo me faz lembrar de uma cena de uma antiga novela da Globo (juro que peguei o lance por acaso, não assisti a novela): Fernanda Montenegro fez papel de vilã, e no finzinho do último capítulo, fugindo de avião olhou para baixo e bradou:

- Bando de idiotas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário